Início » SYSADMIN » O uso da ELK stack para auxiliar na gestão de logs

O uso da ELK stack para auxiliar na gestão de logs

Ter um sistema de gerenciamento centralizado e controlado de logs é uma obrigação para qualquer empresa moderna, a fim de manter todos os logs do sistema em um só lugar.
A ELK Stack é a plataforma de análise de logs open source mais popular do mundo. Com mais de 500.000 downloads por mês, a ELK está rapidamente ultrapassando as soluções proprietárias existentes e se tornando a primeira escolha para as empresas que buscam soluções de análise e gerenciamento de logs.
Quer se trate de logs de erros e exceções, lógica de negócios ou qualquer outro tipo de análise de log, a ELK/Elastic Stack é uma das maiores soluções de classe empresarial no mercado. O ELK é um acrônimo para ElasticSearch, Logstash e Kibana, uma pilha livre de código aberto para análise de logs com suporte comercial, soluções gerenciadas e ferramentas adicionais da Elastic.
A ELK stack oferece soluções de análise de log, mas isso não é o fim da história. Os logs tradicionalmente contêm dados de máquina que são gerados automaticamente por serviços diferentes sobre suas operações ao vivo. Além dos dados de máquina, existem registros relacionados a métricas de negócios. Coisas como vendas, comportamento do usuário e outras informações específicas do produto.
No entanto, o caso de uso mais forte para logs é a solução de problemas. Na maioria dos casos, o que se passa no seu log é a única informação que você tem para entender o que deu errado na execução de seu código em produção. Isso inclui erros registrados, avisos, exceção detectada e, se você tiver sorte, exceções notórias não detectadas.

Considere estes benefícios:

Dados e análise em tempo real

A pilha ELK lhe dá o poder de insights de dados em tempo real, com a capacidade de executar extrações de dados super-rápidas a partir de virtualmente todas as fontes de dados estruturadas ou não estruturadas. Extração em tempo real e análise em tempo real.

Escalável, de alta disponibilidade, multi-tenant

Com o Elasticsearch, você pode começar pequeno e expandi-lo juntamente com o crescimento do seu negócio, quando estiver pronto. É construído para escalar horizontalmente fora da caixa. À medida que você precisar de mais capacidade, basta adicionar outro nó e permitir que o cluster se reorganize para acomodar e explorar o hardware extra. Clusters de Elasticsearch são resilientes, uma vez que automaticamente detectam e removem nó falhos. Você pode configurar vários índices e consultar cada um deles independentemente ou em combinação.

Pesquisa de texto completo

O Elasticsearch usa o Lucene para fornecer os recursos de pesquisa de texto completo mais poderosos disponíveis em qualquer produto de código aberto. Os recursos de pesquisa vêm com suporte a vários idiomas, uma linguagem de consulta extensa, suporte à geolocalização e sugestões sensíveis ao contexto e autocompleção.

Orientação do documento

Você pode armazenar entidades complexas do mundo real em Elasticsearch como documentos JSON estruturados. Todos os campos têm um índice padrão e você pode usar todos os índices em uma única consulta para obter resultados precisos no piscar de olhos.

Segurança

Sistema de gerenciamento de logs controlados centralmente são uma necessidade para a segurança corporativa
Em qualquer momento, cada sistema gera uma série de eventos para revelar alguma informação sobre as ações que está realizando atualmente. Os logs do sistema são usados para comunicar informações ao administrador do sistema sobre certas ações.
Aplicativos e daemons são usados para gravar mensagens de log em arquivos .log para informar o administrador do sistema sobre um problema ou uma ação. O principal problema foi que o formato de log não foi padronizado, o que resulta em processos de análise de logs ineficientes e não gerenciáveis. Quando o log do sistema entrou em cena, muitos dos problemas foram resolvidos, mas a segurança ainda era ignorada e os logs do sistema ainda não estavam sendo gerenciados de forma centralizada.
Hoje em dia, há uma série de serviços em nuvem que gerenciam centralmente os logs do sistema em sistemas separados. Um invasor com acesso ao sistema de nuvem pode manipular os logs do sistema para ocultar sua presença. Para evitar isso, um servidor de log de nuvem gerenciado centralmente pode ser usado para que todos os logs de todos os outros servidores de nuvem sejam analisados à procura de possíveis ações mal intencionadas.

Precisa modernizar o gerenciamento de seus logs ? Quer saber mais sobre essa solução?

Conheça nossos cursos de ELK stack