Início » PROGRAMAÇÃO » As 9 Linguagens de Programação com maior demanda

As 9 Linguagens de Programação com maior demanda

Faça uma simples pesquisa na web e você perceberá que existem centenas de linguagens de programação. Faça outra pesquisa para as mais populares e novamente, você verá uma outra lista de confundir a cabeça. Para ser o mais objetivo possível, estamos examinando as principais linguagens de programação do ponto de vista da carreira.

Há muitas maneiras de classificar as linguagens de programação, como o número de sites construídos com elas, resultados de pesquisa do Google, projetos no GitHub ou perguntas no StackOverflow. Analisamos os dados do mecanismo de busca de trabalho Indeed.com para o número de postagens de emprego que continham o nome de uma linguagem de programação.

Fizemos a mesma análise no ano passado e encontramos algumas mudanças interessantes de 2016 a 2017, que são explicadas abaixo. Assim, sem mais delongas, aqui estão as nove linguagens de programação mais demandadas de 2017.

Postos de trabalho:

# 1 SQL

O número de descrições de trabalho de fato, incluindo o SQL (Structured Query Language), aumentou em quase 50 mil este ano em relação ao ano passado, dando ao SQL uma vantagem dramática sobre as outras linguagens. Não está claro se isso é inteiramente devido a mais empregos com SQL no mercado ou uma mudança na forma como funciona. De qualquer forma, o SQL ainda é o líder claro em nossa análise. O SQL é usado para se comunicar com e manipular bancos de dados. É extremamente comum, com muitas variações como MySQL e Microsoft SQL. A Microsoft lançou o SQL Server 2016 no ano passado, que provou ser surpreendentemente popular e introduziu vários novos recursos para tornar a linguagem mais open source como a integração com R, a popular linguagem de programação de análise de dados e uma versão para Linux.

# 2 Java

O número de posições Java disponíveis na verdade subiu quase 30.000 em 2017 em relação a 2016, possivelmente por causa do crescimento contínuo do Android. O Java é uma linguagem de programação simples e legível, usada por milhões de desenvolvedores e bilhões de dispositivos em todo o mundo. Todos os aplicativos nativos para Android são criados em Java e 90% das empresas Fortune 500 usam Java como uma linguagem do lado servidor para desenvolvimento de backend. Os usuários estão animados com o próximo lançamento do Java 9 em julho de 2017, embora o Java Enterprise Edition tenha declinado em popularidade em 2016.

# 3 Python

Python continuou a crescer em popularidade em 2016 e subiu dois lugares em nosso ranking para ser a terceira língua mais comum por postagem de emprego. O Python é uma linguagem de programação de uso geral que enfatiza a legibilidade do código e aumenta a produtividade do desenvolvedor, usada para aplicativos de desktop, aplicativos da Web e mineração de dados. Em outubro de 2016, a Microsoft lançou a versão beta 2.0 de seu framework de aprendizado profundo de código aberto, o Cognitive Toolkit, que inclui suporte para Python.

Aprenda a poderosa linguagem de programação em nosso curso de Desenvolvimento de Aplicações em Python e também aprenda a usar o Python para a web com o curso de Programação Python com Django.

# 4 JavaScript

JavaScript (diferente de Java) moveu-se para baixo um lugar em nosso ranking em relação a 2016, mas o número de postagens de emprego permaneceu praticamente o mesmo. Trata-se principalmente de uma linguagem de script dinâmico usada para desenvolvimento front-end. O JavaScript é compatível com todos os browsers, usado em mais de 90 por cento de todas as páginas da Web e é o idioma mais popular no StackOverflow. A compatibilidade e a adoção do JavaScript 6 continuaram crescendo em 2016 e o ​​Progressive Web Apps tornou-se mais utilizável, permitindo a primeira funcionalidade off-line para aplicativos da web.

# 5 C++

O C++ cresceu cerca de 20.000 postings sobre 2016 e passou a tomar o quinto lugar. Construído em C, o avô de todas as linguagens de programação, o C++ é uma linguagem poderosa e de alto desempenho usada para construir softwares de sistema, motores de jogos e aplicativos para desktop e web. Muitos novatos acham que C++ é mais difícil de aprender do que linguagens mais modernas como Python ou JavaScript.

# 6 C#

O “C Sharp” viu um pequeno aumento na sua popularidade em 2017, mas não o suficiente para mantê-lo atrás do C++. A linguagem foi desenvolvida para a estrutura de software .NET da Microsoft e agora pode ser usada em máquinas não-Windows desde o lançamento da plataforma de desenvolvimento open source .NET em junho de 2016. Seu principal uso é a construção de software corporativo da Microsoft. A maioria dos recursos em C# 7.0 foram lançados no ano passado, incluindo suporte de idiomas para Tuplas, funções locais, correspondência de padrões e muitos mais.

# 7 Perl

O Perl fez um grande salto de popularidade este ano e passou iOS e PHP e ainda tirou Ruby fora de nossa lista. O Perl, ou “a fita adesiva que mantém a Internet unida”, como é chamado, é na verdade duas línguas agora; Perl 5 e Perl 6, lançado em dezembro de 2015. Ambas são linguagens de programação dinâmica de uso geral que vêem muito uso em CGI, gráficos, rede e programação de finanças. Alguns pensam que o crescimento de DevOps desencadeou esse aumento de popularidade porque Perl é versátil e funciona bem com outras línguas, tornando-se uma boa ferramenta DevOps.

# 8 Família iOS

A maioria dos desenvolvedores que escrevem para o sistema operacional iOS usam Objective-C, C ou a nova linguagem de programação Swift da Apple. Contabilizamos quaisquer postagens de emprego que incluíam “iOS” em nosso ranking e vimos pouca mudança desde 2016. A Swift foi lançada em 2014 e cresceu rapidamente em popularidade devido à escalabilidade, velocidade, facilidade de uso e forte demanda do mercado de aplicativos para dispositivos móveis. A Apple lançou o Swift 3.0 em setembro de 2016 com novos recursos, incluindo melhor tradução das APIs do Objective-C, modernizações de identificadores de depuração e um novo modelo para coleções e índices. A Apple planeja lançar Swift 3.1 e Swift 4 em 2017.

# 9 PHP

O PHP ficou no mesmo lugar em nosso ranking de 2016 a 2017 com pouca mudança de popularidade. É uma linguagem de programação do lado servidor usada em mais de 80% dos sites hoje, incluindo Facebook, Wikipedia, Tumblr e WordPress. Não era a linguagem mais animada em 2016, mas o grande número de sites ainda construído com ele garantem que o conhecimento dessa linguagem ainda é uma habilidade útil para os desenvolvedores, especialmente quando unido com Javascript e SQL.

Onde está Ruby?

O Ruby on Rails, que foi o número nove em nossa lista no ano passado, caiu vários pontos para o número dezessete. Isso pode ser causado pelo fato do Ruby perder parte da sua quota de mercado para alternativas cada vez mais populares como Node.js e Go.

Ficou interessado nas oportunidades de trabalho para profissionais de desenvolvimento ?
Gostaria de aprender alguma das linguagens em maior demanda para este e os próximos anos ?

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas.

Fonte: CodingDojo